Muito se fala sobre o resguardo do namoro, mas até mesmo um namoro a distância pode ser um problema se não for guiado por Deus. Embora a Bíblia não fale do namoro, da mesma forma que ela não fala da maconha, ela é a base para definir o mesmo e todas as áreas da vida cristã. Mas eu não vou falar do resguardo, como se ele fosse a única característica do namoro cristão, enquanto os nossos jovens abraçam uma forma de "ficar gospel", porque "beijar não é pecado".
Uma vez que o namoro não é uma relação bíblica, ele não é necessário para a formação pessoal e nem mesmo para a família cristã. Você não precisa namorar para se casar, da mesma forma que você não precisa de experiências sexuais para ter filhos e cuidar do seu cônjuge. As experiências não somam tanto quanto a santificação, senão constrangimentos e mágoas, tudo o que você precisa para ter uma família feliz está na Bíblia. A fidelidade cristã e a graça divina bastam. (Salmos 23:1)
Isso eu estou falando não para ignorar a importância da preparação mas para direcioná-la em Cristo. Não queira namorar enquanto você não for transformado pelo Espírito Santo. Se você ainda não for, não perca o seu tempo com um namoro. Mas se você for, meu irmão, saiba que não há comunhão entre a luz e as trevas (2 Coríntios 6:14). A minha experiência mostra que os namoros mixtos não acabam em casamentos cristãos, e a Bíblia mostra de uma vez por todas que não existem relações mixtas por formação, ou seja, se você acha que é um cristão namorando com um não-cristão, na verdade são dois não-cristãos namorando.
Os motivos são muitos e muito claros... Um não-cristão pode namorar por causa do título ou dos beijos e amassos, mas um cristão não se envolve com uma pessoa com quem não queira formar uma família, vaidade e luxúria não são boas justificativas para um cristão. Achar que ela "não é cristã mas é uma boa pessoa" não é só um engano, é um sinal de orgulho e uma falha na compreensão do Evangelho da Salvação. Porque nós não somos bons por nós mesmos, nós precisamos da graça e da transformação do Espírito Santo, sem a qual nós não passaríamos de inimigos de Deus. (Romanos 3:12)
E por falar em amassos... Muitos acham que o cristão não faz sexo antes do casamento, mas isso é só uma parte da realidade, na verdade ele não faz sexo fora do casamento. Qual é a diferença? O que a gente faz no cartório e/ou na igreja é a confirmação do casamento. O que o casal faz na sua intimidade é a consumação do casamento. Mas o casamento de fato é a união e a comunhão vitalícia do casal, um compromisso assumido pelo casal diante de Deus muito antes da publicação do mesmo. Mas não me confundam, eu não estou fazendo apologia à fornicação, eu e a minha noiva namoramos por seis meses sem um só beijo e nós nos sentimos muito abençoados por isso.
O que eu quero é chamar a sua atenção para a seriedade do namoro. Uma declaração de amor cria expectativas e deixa marcas dolorosas se não forem cumpridas... Não seja insensato quanto ao amor e não brinque com um coração. Um simples beijo pode provocar feridas que só Deus pode curar... Se um beijo na boca fosse uma coisa normal você não ficaria chateado se a sua mulher beijasse outro homem na sua frente. Se você não gostaria que a sua esposa conhecesse outras bocas, não conheça outras bocas e não deixe que outras mulheres conheçam a sua. Eu não preciso nem falar dos toques mais ousados, né? (1 Tessalonicenses 5:22)
Mas se você, assim como eu, for uma pessoa ferida e curada por Deus, não perca as esperanças, siga a sua vida e fuja do mal. Se você, por outro lado, tiver contatos íntimos ou relações sexuais com o seu parceiro, entenda que você está obrigatoriamente ligado a ele, que você tem que oficializar o seu casamento e não tem motivos para não fazer isso agora mesmo. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. (1 Coríntios 7:9)
É no namoro que a vida conjugal é construída. Ore, mas não confie numa revelação que não venha da Bíblia; e reflita, porque você não precisa de um beijo para conhecer o seu parceiro. Não declare o seu amor e não se envolva fisicamente se não for para se casar com ele. Não espere que o casamento aconteça de uma hora para outra, não espere que a oficialização resolva todos os seus problemas como se ela tivesse um poder mágico para isso. O respeito, a fidelidade, a confiança e a dedicação de um para com o outro não podem esperar a oficialização do casamento, é nos detalhes do namoro que eles são conquistados e demonstrados.
Não seja omisso na escolha da sua parceira. Se a garota não o respeita, seja frio e reflita... Você quer ao seu lado e na educação dos seus filhos uma mulher rebelde e amarga? Ela será uma pedra para o seu ministério, a sua beleza vai acabar em quarenta anos, mas a tua família será desonrada para sempre. Não seja o sexo frágil da sua relação...
E não venha já casada falar que o seu marido era um bom homem quando vocês namoravam e agora é um banana ou um bruto, porque as pessoas nascem na carne e não mudam para pior, só para melhor se for pela ação do Espírito Santo. O seu marido já era idiota, agressivo e promíscuo quando vocês namoravam, mas você estava cega de paixão ou achava que ele ia mudar por amor. Se você insistiu em se sujeitar e sujeitar a sua família a um homem que não era sujeito a Deus... Eu sinto muito, mas a culpa é toda sua.
Esperar é uma boa, mas uma espera passiva é uma perda de tempo: estude a Bíblia, busque a Deus em oração e seja transformado pelo Espírito Santo, para que você seja uma boa pessoa para aquela que Deus tiver preparado para você. Não espere que Ele dê uma princesa a um sapo ou um príncipe a uma bruxa, ou melhor, esqueça os contos de fadas. E não se engane pela nossa cultura - só Deus pode sustentar uma família em amor. Eu espero que essas palavras abençoem pelo menos uma vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário