Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína. (Salmos 1)
Deus não poderia ser mais claro a respeito disso... Feliz aquele que não se deixa influenciar pelo mundo (Salmos 1:1a), porquanto não costuma andar nem falar com eles (Salmos 1:1b). Eu acredito que isso seja, mais que um mandamento, um conselho, de quem só quer o nosso bem. Porque o ser humano, como ser social que é, tem a tendência de se moldar à sociedade ou a alguém por quem tem certo afeto. Alguém aí pode negar a realidade e dizer que não se deixa influenciar pelos outros, mas então teria que explicar como aprendeu a andar e a falar sem a influência.
Nós, meros mortais, podemos tentar mensurar o perigo e achar que o assassino condenado é pior do que o adolescente fanático, sem entender que, sem o perdão de Deus, tanto o assassino quanto o idólatra e o crente vão pro inferno. Eu mesmo já caí nesse erro, mas, à luz da Palavra, aprendi que a nossa luta é contra o mal que não vemos, não contra o que naturalmente tememos. Fugindo do assunto? Não. Esse salmo fala acerca da nossa ignorância, e diz que pior não é estar no caminho do ladrão, mas andar com o ímpio, tampouco é ser alvo de mentira e inveja - muito mais perigoso é corresponder a uma conversa vã.
A alegria do justo está na lei de Deus, que é o amor. (Salmos 1:2a) Já vimos que o justo não anda como o ímpio e no seu coração não se encontra o pecado. Então o segundo versículo fala como ele vive: no amor, que é a lei de Deus resumida em Jesus. O justo, pois, não perde o seu tempo com brigas e vaidades, simplesmente porque ele não se agrada por isso. E pelo que ele vive: pelo amor, sobre o que pensa toda hora. (Salmos 1:2b) O justo vive pela fé, que vem pela palavra de Deus. Sem Deus não há justiça e sem a sua palavra, que se encarnou em Jesus, não há amor.
O que anda entre os justos multiplica as suas qualidades, mas o que não vigia definha. Porque o mundo definha porquanto não conhece a Deus. (Salmos 1:3-4) O que o mundo tem para me oferecer? Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Romanos 8:6) Sem exceção? "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4) E pra quem pensa que não é bem assim... Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. (1 Coríntios 15:33) O justo procura a santificação, não quer saber de conflitos. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5:17) Alguma dúvida?
Os pecadores não suportam a congregação dos justos. (Salmos 1:5) Assim como o justo não suporta a injustiça, pois não há comunhão entre a luz e as trevas. Se você acha que pode congregar nos dois lados é possível que esteja se enganando quanto ao seu lado. Se você ainda não se cansou do texto, aproveite a oportunidade para fazer uma reflexão sobre a sua vida social: julgue você mesmo se você tem alimentado bem o seu coração. Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união!
Vou deixar o último versículo para outro estudo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário